Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Transferência ou paixão? Podcast trata da relação entre paciente e analista

Meu Inconsciente Coletivo discute as formas de afeto que podem estar nas sessões de psicanálise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre paciente e psicanalista é preciso haver uma magia. Para onde ela vai, nunca se sabe. A complexidade dessa relação é o que norteia o episódio desta sexta-feira (3) de Meu Inconsciente Coletivo. No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente.

Neste episódio, ela conversa com o psicanalista Rodrigo Alencar, integrante do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (USP) e autor de "A Fome da Alma: psicanálise, drogas e política na modernidade".

"A gente não menospreza o ódio. Ele precisa participar da análise por ser um afeto que faz parte da vida. E também não se aliena no amor. Ele é fundamental, mas não se trata de ficar simplesmente em um reconhecimento mútuo", diz Rodrigo.

Ouça o episódio:

Participam ainda da terceira temporada do podcast a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins; o ensaísta Chico Bosco; a psicanalista e professora Ana Suy; o psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias Ivan Capelatto; a psicóloga, terapeuta sexual e de casais Ana Canosa; o psicanalista e escritor Robson Viturino; e o psicólogo e filósofo Antônio Neves.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

As duas primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como solidão na maternidade, fetiches, ciúme e ghosting.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.