Descrição de chapéu Café da Manhã desmatamento

O interesse do Brasil em entrar na OCDE, o 'clube dos países ricos'; ouça podcast

Convite da organização tem metas climáticas como exigência para ingresso brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase cinco anos depois do pedido feito pelo governo brasileiro, o conselho da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aprovou, nesta terça-feira (25), que o país inicie as negociações para ingressar na entidade.

Alguns países europeus resistiam à entrada do Brasil no órgão, principalmente por causa da política ambiental do governo Jair Bolsonaro. No convite, a OCDE incluiu algumas exigências –entre elas, um compromisso de redução do desmatamento, que disparou nos últimos anos. O processo de adesão deve ser longo e precisa ser aprovado pelos 38 países do grupo.

No Café da Manhã desta quinta-feira (27), o cientista político Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV, explica por que o país está tão interessado em entrar nesse clube e do que ainda depende a adesão do Brasil.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.