Descrição de chapéu Café da Manhã

A tentativa do Brasil de construir um submarino nuclear; ouça podcast

Diante de recusa dos EUA, Bolsonaro tentou apoio de Putin em visita à Rússia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma reportagem do The New York Times revelou que um casal de espiões americanos tentou vender segredos da tecnologia de submarinos nucleares dos EUA para o governo brasileiro —que não só recusou a oferta mas também denunciou os dois para o FBI.

A escolha do casal não é descabida: o Brasil mantém há décadas um programa para desenvolver um submarino movido à propulsão nuclear, que pode ficar muito mais tempo submerso e atingir distâncias mais longas. Mas a Marinha enfrenta dificuldades técnicas, e o governo já tentou receber a cooperação de outros países, como a Rússia.

No episódio desta sexta (18), o Café da Manhã conversa com o professor da PUC-Minas e membro do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres Eugênio Diniz. Ele explica a razão de o Brasil querer tanto um submarino nuclear, avalia as dificuldades desse projeto e analisa a decisão do governo de denunciar os espiões americanos.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Victor Lacombe e Daniel Castro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.