Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

De Olivia Rodrigo a Anitta, música ressuscita emo e pop punk; ouça podcast

Artistas do pop e do rap recuperam sonoridade e visual do estilo que marcou os anos 2000

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem assistiu à MTV nos anos 2000 provavelmente viu clipes de músicas como "I Write Sins Not Tragedies", do Panic! At The Disco. Esse e outros hits são símbolos do emo e do pop punk que dominaram a indústria musical nos anos 2000 com uma estética melancólica e juvenil.

Quinze anos depois do auge desse movimento com vocais gritados, letras bem sentimentais e guitarras e baterias em destaque, a cena mainstream americana resgatou essa sonoridade. Um dos maiores exemplos é Olivia Rodrigo, uma das cantoras mais ouvidas de 2021 no Brasil e no mundo.

Os músicos Olivia Rodrigo, Machine Gun Kelly e Willow Smith, que reavivaram o estilo pop punk
Os músicos Olivia Rodrigo, Machine Gun Kelly e Willow Smith, que reavivaram o estilo pop punk - Divulgação/Márcio Sampaio

O maior sucesso da artista é a canção "Good 4 U", que já foi muito comparada com a música "Misery Business", lançada em 2007 pela banda Paramore, um dos principais nomes do emo e do pop punk dos anos 2000. Willow, filha do Will Smith, é outra jovem da geração Z que já fez dois discos do gênero, e Anitta também se juntou a esse rol com "Boys Don't Cry".

Mas os jovens dessa geração não são os únicos a reviverem esse fenômeno. Avril Lavigne, que ficou conhecida nos anos 2000 como uma embaixadora desse movimento, voltou a surfar no revival da onda que ela mesma ajudou a criar.

O Expresso Ilustrada dessa semana debate o que motivou e como tem sido o retorno do emo e do pop punk nas paradas musicais. Para isso, o episódio conversa com o músico e produtor Lucas Silveira, vocalista da Fresno, e Leandro Carbonato, empresário na produtora Powerline Music, que produz bandas e traz shows internacionais de pop punk ao Brasil.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva e o roteiro é de Marina Lourenço, que apresenta o episódio com Carolina Moraes.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.