Descrição de chapéu Café da Manhã Coronavírus

O que os cientistas estão descobrindo sobre os super-resistentes à Covid; ouça podcast

Estudos tentam entender que características genéticas fazem com que algumas pessoas não sejam infectadas pelo Sars-Cov-2

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de mais de dois anos de pandemia, é cada vez mais difícil encontrar pessoas que, mesmo expostas ao coronavírus, ainda não tenham se infectado. Mas esses casos existem e vários deles estão sendo estudados para tentar descobrir o segredo dos super-resistentes à Covid.

Quer seja em profissionais da saúde que passaram ilesos mesmo em contato direto com o vírus ou casais em que só um dos parceiros adoeceu, cientistas estão buscando essa resposta na genética. Isso porque desvendar o que oferece essa proteção pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos e vacinas mais eficazes.

No Café da Manhã desta segunda-feira (6), a geneticista Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP, explica o que a ciência está descobrindo sobre os super-resistentes à Covid e o que ainda falta saber.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.