Podcast: A estratégia de Ciro Gomes e a pressão do voto útil

Distante dos primeiros colocados, pedetista define como covardia campanha que tenta atrair seus eleitores

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São Paulo

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) tem apostado numa campanha que mira os dois líderes na corrida eleitoral. Mas os efeitos desse discurso não têm sido percebidos nas pesquisas.

O último Datafolha, publicado na quinta-feira (15), reforça um cenário de estabilidade. Ciro segue patinando e marca 8% das intenções de voto, bem atrás de Lula (PT), que tem 45%, e Jair Bolsonaro (PL), com 33%.

A campanha petista avalia que atrair votos de eleitores que hoje estão com o terceiro colocado será decisivo para uma eventual vitória no primeiro turno. Nesse contexto, teve início uma campanha pelo chamado voto útil. Ciro tem respondido enfaticamente, classificando a iniciativa de covarde e autoritária.

O Café da Manhã desta segunda-feira (19) ouve o cientista político Cláudio Couto, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), sobre a estratégia de Ciro Gomes nesta corrida presidencial, o impacto da campanha de voto útil e o futuro político do pedetista.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

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