Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast analisa as relações ambivalentes em 'A Amiga Genial'; ouça

Último episódio da temporada de Meu Inconsciente Coletivo analisa a série baseada na obra de Elena Ferrante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O último episódio da quinta temporada do podcast Meu Consciente Coletivo analisa personagens de "A Amiga Genial", série da HBO baseada na chamada "tetralogia napolitana" da escritora Elena Ferrante.

Tati Bernardi recebe a psicanalista Fabiane Secches para discutir como ideias conflitantes de ordem e caos, clareza e obscuridade e literatura e realidade aparecem na adaptação. Entre os temas da conversa estão as relações ambivalentes da personagem Lenu com a amiga Lila e com a própria mãe.

Ouça o podcast:

Secches é resenhista de livros, pesquisadora de literatura na USP e autora de um livro sobre a obra de Elena Ferrante. Ela e Tati também debatem a identidade por trás do pseudônimo da autora italiana e o que leva um escritor a narrar a própria vida.

"Ao mesmo tempo em que a mãe tem muito orgulho dela e quer que ela cresça cada vez mais, ela se ressente. Isso é bem psicanalítico. Não é amo ou odeio. É junto. Tem orgulho e tem inveja", afirma Secches no episódio. "Eu fico realmente fascinada com a maneira como a Elena explora isso. Para quem gosta de psicanálise é um prato cheio."

Nesta temporada, o podcast Meu Inconsciente Coletivo levou ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes. Também participaram os psicanalistas Rafael Alves Lima, Rodrigo Alencar, Clarice Pimentel Paulon, Maíra Marcondes Moreira, Marielle Kellermann Barbosa, Renally Xavier e João Haddad.

Personagens de "Girls", "Euphoria", "Fleabag", "A Amiga Genial" e do filme "Parasita" passaram pelo divã do podcast.

As quatro primeiras temporadas também estão disponíveis nos principais aplicativos. Elas tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.