Descrição de chapéu Eleições 2022

Ciro diz que 'qualquer imbecil' sabe que Lula e Bolsonaro são pessoas diferentes

Em comício no ES, pedetista afirma que candidatos são diferentes, mas têm propostas semelhantes na economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em comício na cidade da Serra (ES), o presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou neste sábado (3) que "qualquer imbecil sabe que Lula e Bolsonaro são pessoas diferentes", mas que o regime econômico do atual governo e dos mandatos petistas convergem.

"Não estamos aqui fazendo concurso de beleza, em que a gente olha para a pessoa. Nós temos que discutir aqui é o modelo, como a política se organiza e como a política organiza a economia. Aí, lamentavelmente, são rigorosamente a mesma proposta", completou.

Ciro Gomes (PDT) cumpre agenda de campanha na cidade de Serra, no Espírito Santo
Ciro Gomes (PDT) cumpre agenda de campanha na cidade de Serra, no Espírito Santo - Keiny Andrade/Divulgação

Após receber críticas por uma fala infeliz relacionada à favela durante a semana, Ciro fez um mea-culpa ao dizer que "ninguém" precisa entender termos econômicos.

"Ninguém precisa entender o que é câmbio flutuante, meta de inflação e superávit primário", afirmou, ao criticar a política econômica adotada pelos governos do presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a semana, o pedetista disse a empresários no Rio de Janeiro ser um "serviço pesado" explicar seu diagnóstico e propostas econômicas para moradores de favelas.

"Na verdade é um comício, né? Um comício para gente preparada. Você imagina eu explicar isso na favela? É um serviço pesado", disse.

A frase foi replicada nas redes sociais e deu margem a questionamentos sobre Ciro estar ou não ao lado dos pobres. Uma das suas principais promessas de campanha é a criação de um programa de transferência de renda que irá garantir até R$ 1.000 por mês a famílias abaixo da linha da pobreza.

No discurso deste sábado, o candidato citou os termos econômicos e emendou críticas à política de juros do país.

Em terceiro lugar na corrida presidencial, Ciro tem 9% das intenções de votos, de acordo com a última pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta (1º), após o início do horário eleitoral gratuito e também da sabatina dos principais candidatos no Jornal Nacional e do primeiro debate entre os presidenciáveis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.