Podcast: os questionamentos à ação de Moraes contra empresários bolsonaristas

Decisão do ministro do STF de autorizar bloqueios e quebras de sigilo foi alvo de ressalvas de especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes tem sido alvo de questionamentos pela decisão que autorizou uma operação da PF contra empresários bolsonaristas que falavam em golpe de Estado em um grupo privado do WhatsApp. A ação foi deflagrada depois que reportagens do portal Metrópoles revelaram mensagens enviadas por apoiadores do presidente como Luciano Hang, dono da Havan, e Afrânio Barreira Filho, do Coco Bambu.

Na segunda-feira (29), Moraes suspendeu o sigilo da justificativa da decisão que autorizou a busca. O ministro diz no documento que havia risco de que os empresários financiassem atos contra a democracia. Mas especialistas apontaram ressalvas em relação aos elementos usados para justificar quebras de sigilo e o bloqueio de contas bancárias.

No episódio desta quinta-feira (1º), o Café da Manhã conversa com o professor da faculdade de direito da USP Rafael Mafei sobre os questionamentos à decisão de Alexandre de Moraes contra os empresários e os efeitos da atuação do Judiciário na contenção de ataques à democracia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.