Podcast: as eleições e o sofrimento mental causado pela política

Profissionais de saúde relatam que campanha tem despertado sentimentos de medo, angústia, ansiedade e cansaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Profissionais de saúde mental em todo o Brasil têm recebido pacientes com relatos de sofrimento ligado à política enquanto as eleições se encaminham para a reta final.

Alguns se sentem ameaçados diante dos votos recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e das atitudes de apoiadores dele; e outros sentem medo de uma possível volta do ex-presidente Lula (PT).

Essa divisão política tem se traduzido em sentimentos de medo, angústia, cansaço e ansiedade –sem falar no rompimento de relações familiares ou de amizade. A isso se soma o temor provocado pelos casos de violência política que têm sido uma das marcas desta eleição.

No episódio desta sexta-feira (21), o Café da Manhã fala sobre o sofrimento mental relacionado à política. A psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli explica como ele se manifesta, o que pode ser feito para lidar com a ansiedade e também como cuidar das relações diante dessa tensão.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.