Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: a reclusão de Bolsonaro e a atmosfera golpista no país

Persistência de atos em estradas e quartéis e falas de aliados do presidente mantêm temor de ameaça à democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Passadas três semanas da eleição, o país ainda é palco de protestos golpistas. As rodovias registram novos bloqueios feitos por manifestantes e grupos se reúnem em frente a quartéis para pedir intervenção militar.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece recluso. Ao mesmo tempo, algumas declarações de autoridades alimentam uma atmosfera de contestação do resultado das urnas. É exemplo a mensagem do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes a amigos do agronegócio, em que fala de um "movimento muito forte nas casernas" caminhando para um desenlace imprevisível. O ministro se retratou e disse repudiar atos antidemocráticos.

No fim de semana, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, levantou suspeita contra 250 mil urnas e disse que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria que decidir o que fazer.

No episódio desta terça-feira (22), o Café da Manhã analisa as declarações que colaboram com a agitação golpista e analisa a força das manifestações em curso. O entrevistado é o colunista da Folha em Brasília Bruno Boghossian.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.