Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast: as ações golpistas e o debate sobre democracia militante no Brasil

Especialistas defendem ações duras contra ataques às instituições, mas também apontam riscos de abusos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Brasil tem enfrentado uma série de ataques à democracia, de declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) colocando dúvidas sobre o processo eleitoral a manifestações golpistas em frente a quartéis contra o resultado das eleições.

Em resposta, alguns especialistas defendem a ideia de uma "democracia militante". Ou seja, que as instituições tenham mecanismos de defesa duros, como a restrição de direitos políticos de quem prega o golpismo.

O conceito tem sido associado à reação incisiva das cortes superiores a esses ataques. Ao mesmo tempo, algumas medidas da Justiça são alvo de questionamentos sobre os riscos de decisões desproporcionais.

No episódio desta quarta-feira (23), o Café da Manhã conversa com a repórter da Folha Angela Pinho sobre os mecanismos de autodefesa da democracia. O podcast analisa a atuação do Judiciário frente a ataques e discute o impacto deles para a saúde das instituições do país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Angela Boldrini, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.