Podcast: como o fim das emendas de relator redesenha o xadrez político

Ministros do STF consideraram por 6 a 5 que mecanismo para distribuição de verbas é inconstitucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de declarar nesta segunda-feira (19) as emendas de relator inconstitucionais abre uma crise entre os Poderes. O placar apertado, de 6 votos a 5, foi decidido com o voto do ministro Ricardo Lewandowski. Ele, que foi alvo de articulação dos presidentes do Congresso nos bastidores, terminou votando contra as emendas e selando o resultado.

Depois da decisão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), declarou a aliados ver interferência do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no voto do ministro. A rusga pode dificultar o andamento da PEC da Transição, prevista para votação na Casa nesta semana.

Nesta terça-feira (20), o Café da Manhã explica a decisão do STF sobre as emendas de relator e debate o impacto disso na relação entre os Poderes. O episódio tem entrevista com os repórteres da Folha em Brasília Marcelo Rocha e Ranier Bragon.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Angela Boldrini e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.