Podcast: o que esperar da política ambiental no novo governo Lula

Petista chega ao poder em meio a expectativas altas e com lista de promessas a cumprir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De agosto de 2021 a julho de 2022, a Amazônia perdeu 11.500 km² de floresta, segundo dados do Inpe. Apesar da queda de 11% na comparação com o ano anterior, os números seguem acima dos 10 mil km², um padrão do mandato de Jair Bolsonaro (PL).

Diante do cenário de devastação e desregulamentação deixado pelo atual governo e das promessas feitas pelo presidente eleito Lula (PT), as expectativas a respeito da política ambiental brasileira a partir de 2023 são altas. Na COP27, a conferência do clima da ONU, o petista chegou a anunciar que o combate à crise climática será prioridade no seu governo.

O Café da Manhã desta terça-feira (6) trata do que pode ser esperado do novo governo Lula nesta área, e discute quais foram os problemas das gestões anteriores do petista e como ele deve enfrentar isso agora.

O episódio tem entrevistas com as ex-ministras do Meio Ambiente Marina Silva e Izabella Teixeira, com o secretário-executivo da ONG Observatório do Clima, Márcio Astrini, e com a repórter da Folha Ana Carolina Amaral.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Angela Boldrini e Magê Flores, com roteiro de Jéssica Maes. A produção é de Victor Lacombe e a edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.