Podcast: como Lula tenta evitar paralisia do governo pelo golpismo

Presidente busca anúncios de medidas que deem o tom da gestão em paralelo à resposta aos ataques

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dia depois dos ataques de 8 de janeiro, o presidente Lula decidiu despachar do Palácio do Planalto ainda em meio à destruição, em um sinal de que o governo planejava seguir com a rotina de trabalho mesmo diante da ameaça golpista.

O ataque aos três Poderes interrompeu o ritmo de virada de página que o PT vinha tentando imprimir. Desde então, a gestão petista vem tentando garantir um ambiente de normalidade, avançar com projetos estratégicos e pautar uma agenda positiva.

Em uma reunião com ministros depois dos ataques, Lula chegou a cobrar o anúncio de medidas. E elas vieram logo em seguida. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por exemplo, divulgou um pacote com a promessa de entregar uma melhora fiscal de R$ 242,7 bilhões nas contas públicas deste ano.

No episódio desta segunda-feira (23), o Café fala sobre os projetos do governo que correm em paralelo à resposta ao golpismo, discute as principais pautas do Planalto e analisa se Lula vai conseguir avançar com propostas até a marca dos primeiros cem dias de gestão. O podcast ouve o repórter da Folha em Brasília Ranier Bragon.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Maurício Meireles, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.