Podcast: Como documento na casa de ex-ministro reforça suspeitas de golpismo

Proposta para Bolsonaro mudar resultado da eleição se soma a desconfianças de Lula no Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha revelou nesta quinta-feira (12) que a Polícia Federal encontrou na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres uma proposta de decreto para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) instaurar estado de defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O objetivo, de acordo com o documento apreendido, era reverter o resultado da eleição vencida por Lula (PT), uma medida inconstitucional. A PF vai investigar as circunstâncias da elaboração da proposta.

Após a revelação da existência do documento, o ex-ministro afirmou em uma rede social que a minuta foi "vazada fora de contexto" e ajuda a "alimentar narrativas falaciosas".

Os novos indícios de golpismo aparecem em um momento de alta desconfiança do novo governo e do presidente sobre o envolvimento de parte do aparato estatal nos ataques aos três Poderes.

O Café da Manhã desta sexta-feira (13) analisa a desconfiança do governo e os indícios e provas de golpismo entre opositores. O episódio discute como o documento encontrado na casa de Torres complica a situação dos bolsonaristas e que caminhos as investigações devem tomar. Participam do episódio o repórter Matheus Teixeira e a diretora da sucursal de Brasília da Folha, Camila Mattoso.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores. A produção é de Jéssica Maes, Victor Lacombe e Laila Mouallem, que assina a edição de som com Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.