Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: a devassa na Receita e a máquina pública a serviço de Bolsonaro

Acesso a dados de desafetos de ex-presidente deve levar a demissão; corregedor acusa pressão em investigação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quarta-feira (1º), a Folha revelou que o corregedor da Receita Federal, João José Tafner, disse ter sofrido pressão da antiga chefia do órgão para arquivar um processo contra um servidor que teria violado sigilos de desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os acusados por Tafner são o ex-secretário da Receita Julio Cesar Vieira Gomes e o ex-subsecretário-geral José de Assis Ferraz Neto, que negam irregularidades.

O processo mira um ex-chefe da inteligência do órgão. No início da semana, o jornal mostrou que Ricardo Pereira Feitosa acessou e copiou dados fiscais, sem justificativa legal, de três pessoas: o procurador Eduardo Gussem, responsável pelas investigações do suposto esquema das "rachadinhas" que envolveria o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e o empresário Paulo Marinho e o ex-ministro Gustavo Bebianno, aliados que romperam com a família do ex-presidente.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizou a aliados que deve demitir Feitosa.

O Café da Manhã desta quinta (2) explica a violação dos sigilos na Receita e discute o uso da máquina pública para defender interesses pessoais no governo Bolsonaro. O podcast fala com o repórter da Folha em Brasília Ranier Bragon, que analisa os possíveis desdobramentos do caso sobre desafetos do ex-presidente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.