Podcast: Como o governo Lula quer combater golpismo nas redes sociais

Proposta do Executivo que impõe obrigações a plataformas para limitar conteúdo antidemocrático enfrenta resistência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou uma carta a um fórum da Unesco (braço da ONU para educação e cultura) em que defendeu que a integridade das democracias não pode ser afetada por "poucos atores que controlam as plataformas digitais".

Esse é um debate global, que no Brasil ganhou força depois dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Os atos antidemocráticos em Brasília fizeram o governo entrar de cabeça no tema e propor medidas para limitar postagens golpistas nas redes sociais.

Um texto que impõe às plataformas obrigações para limitar a circulação desse tipo de conteúdo foi elaborado no Ministério da Justiça e encaminhado a Lula. Mas a gestão petista ainda estuda a melhor forma de apresentar a proposta, depois de receber críticas pela ideia de fazê-lo por meio de uma medida provisória.

O episódio desta segunda-feira (27) do Café da Manhã explica como poderia funcionar o controle da circulação de conteúdo golpista na internet. A repórter da Folha Patrícia Campos Mello, que pesquisa a disseminação de notícias falsas e discursos de ódio, também analisa as críticas ao projeto do governo e as respostas dadas por ele.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem, Carolina Moraes e Victor Lacombe e edição de som de Thomé Granemann e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.