Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute ataques a escolas e como políticas públicas podem conter violência

Em meio a aumento de casos, governo federal anuncia criação de grupo para debater o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em menos de dez dias, foram dois ataques a instituições de ensino. No último dia 27, um adolescente agrediu professores e alunos de uma escola em São Paulo e matou uma docente a facadas. Nesta quarta (5), uma creche em Blumenau (SC) foi invadida por um homem de 25 anos, que matou quatro crianças, com idade entre 5 e 7 anos, e feriu mais quatro.

Estudo da Unicamp e da Unesp contabilizou pelo menos dez ações violentas do tipo desde agosto do ano passado. O aumento de casos leva a uma preocupação de que o ambiente escolar esteja menos seguro no país e reforça o alerta da ausência de políticas públicas sobre o tema.

Nesta quarta, o governo federal anunciou a criação de um grupo interministerial para discutir a violência nas escolas. A medida também prevê R$ 150 milhões para estados e municípios ampliarem rondas policiais no entorno de escolas.

O Café da Manhã desta quinta-feira (6) debate os casos recentes de ataques em ambiente escolar. Flávia Vivaldi, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral e doutora em educação, analisa de que forma políticas públicas podem conter a violência.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.