Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: neonazismo nas escolas brasileiras e os caminhos para impedir atentados

Especialista analisa aumento de casos e apelo que extremismo tem para jovens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No segundo semestre de 2022, o Brasil registrou quatro ataques armados a escolas. Na cidade de Aracruz, no Espírito Santo, um adolescente usando um símbolo nazista no braço abriu fogo contra professores e alunos e deixou quatro mortos e sete feridos.

Especialistas veem ligação entre o aumento de grupos extremistas de direita e a violência direcionada às escolas.

Um relatório elaborado pelo grupo de trabalho em educação da equipe de transição do governo eleito aponta estratégias para combater a radicalização dos jovens. Ele foi coordenado pelo professor da Faculdade de Educação da USP Daniel Cara, junto com as pesquisadoras Andressa Pellanda, Catarina de Almeida Santos, Claudia Maria Dadico, Fernanda Rasi Madi, Fernanda Orsati, Juliana Meato, Letícia Oliveira, Lola Aronovich, Luka Franca, Marcele Frossard e Paola da Costa Silveira.

O Café da Manhã desta segunda-feira (26) discute as razões que levam ao aumento desses ataques, analisa o apelo que símbolos extremistas têm para os jovens e quais são os caminhos para impedir atos violentos em escolas. O episódio entrevista o professor Daniel Cara.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Angela Boldrini e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.