Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast conta bastidores de relação Haddad e Tebet, entre sintonia e ruídos

Ministros da Fazenda e do Planejamento indicam alinhamento, mas auxiliares de emedebista avaliam que ela deveria ter mais voz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fernando Haddad (PT) e Simone Tebet (MDB) chegaram ao governo Lula em janeiro sob alguma desconfiança, que levava em conta também especulações sobre a relação que os dois teriam na Esplanada. Além de diferenças na visão que cada um tem da economia, havia um histórico de atritos entre os titulares de Fazenda e Planejamento.

No dia a dia, porém, os dois têm mostrado alinhamento. A avaliação é de que as conversas quase diárias indicam que "o santo bateu", o que reforça os comentários de que a emedebista tem convergido para a esquerda e que o petista faz acenos ao centro.

Mas a aparente sintonia encobre episódios em que Tebet ficou isolada ou não explorou todo o potencial de voz quando teve a chance. Ao atuar em prol do conjunto, sob o lema de que o governo tem que dar certo, ela cede protagonismo a Haddad em um momento em que ele, que é mais próximo do presidente, ganha pontos com o mercado e com o Congresso.

Aliados da titular do Planejamento dizem que Tebet ainda não pôs em prática todo o poder que o Planejamento pode ter nem o peso político que ela levou ao governo após o papel que teve na campanha de 2022. As próximas eleições, aliás, estão entre os prováveis pontos de atrito no futuro dos ministros, cotados como presidenciáveis.

O Café da Manhã desta quarta-feira (26) detalha os bastidores da relação entre Fernando Haddad e Simone Tebet e discute as provas que ela ainda vai ter que enfrentar —o que inclui as próximas eleições. O podcast ouve Júlia Chaib, repórter da Folha em Brasília.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.