Podcast conta como foi a captura de brasileiro foragido nos EUA

Condenado a pena perpétua por assassinato de ex-namorada, Danilo Cavalcante escapou de prisão e fugiu por 14 dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Drones, aeronaves com detecção de calor, cães farejadores, mais de 500 agentes, inclusão na lista da Interpol. Um aparato mobilizado por 14 dias de buscas que afetaram o cotidiano de um condado inteiro na Pensilvânia. Na manhã desta quarta-feira (14), enfim a polícia dos Estados Unidos conseguiu encerrar as buscas por Danilo Cavalcante, 34.

O brasileiro fugiu da prisão escalando uma parede em 31 de agosto, dias após ter sido condenado à pena perpétua por ter matado a ex-namorada. Pelos dias seguintes, circulando só à noite por uma região cercada de mata, tentou pedir ajuda a duas pessoas e chegou a furtar uma van, invadir casas, mudar o visual e roubar um fuzil.

Escolas foram fechadas e vias, bloqueadas, devido ao aviso da polícia de que ele era considerado extremamente perigoso. Depois da detenção, os policiais envolvidos chegaram a posar para uma foto com o brasileiro algemado ao centro. Ele passou por exames médicos e foi transferido pra uma prisão estadual.

Além do assassinato nos EUA, cometido em 2021, Cavalcante é acusado de outro homicídio no Brasil; a Justiça do Tocantins marcou o júri do caso para o mês que vem.

Nesta quinta-feira (14), o Café da Manhã conta como um criminoso brasileiro conseguiu fugir por duas semanas da polícia americana. A repórter Fernanda Perrin, correspondente da Folha nos EUA, explica por que essa história repercutiu muito além de um bucólico condado da Pensilvânia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.