Podcast explica a operação que expôs o golpismo da cúpula bolsonarista

PF investiga tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder; ex-presidente se diz alvo de perseguição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (8) expôs novos indícios e a estrutura do golpismo na cúpula bolsonarista. Militares —incluindo generais de quatro estrelas e ex-comandantes das Forças—, ex-assessores e ex-ministros, o presidente do PL e o próprio Jair Bolsonaro foram alvo da corporação.

A PF investiga uma tentativa de golpe para manter Bolsonaro no poder. As diligências, autorizadas por Alexandre de Moraes (STF), se basearam na delação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e em indícios encontrados em equipamentos dele. Em um computador do tenente-coronel estava o vídeo de uma reunião em que o então presidente e ministros discutiram cenários golpistas. Também vieram à tona evidências de que Bolsonaro teria pedido e aprovado mudanças em uma minuta golpista.

As revelações permitem estabelecer uma espécie de cronologia, com passos que incluiriam a convocação de protestos, a mobilização de militares e até um plano para prender Moraes. Nesta quinta, Bolsonaro disse à Folha que é alvo de "uma perseguição implacável". Aliados do ex-presidente também criticaram a operação.

No Café da Manhã desta sexta-feira (9), a colunista da Folha Mônica Bergamo detalha as frentes da operação da PF e analisa os efeitos para o ex-presidente Jair Bolsonaro e o entorno dele.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.