Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast analisa conclusão da PF sobre morte de Marielle e significados do crime

Polícia Federal considera caso solucionado após prender três suspeitos de articular morte de vereadora e Anderson Gomes em 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Federal prendeu neste domingo (24) três suspeitos de mandar assassinar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em março de 2018.

Chiquinho Brazão, deputado federal que acabou expulso da União Brasil, o irmão dele, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, e o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio, foram detidos preventivamente.

Chiquinho e Domingos são apontados como mandantes do crime. Segundo a investigação, Barbosa arquitetou o plano com eles e, no comando da Polícia Civil, atuou para proteger a dupla e atrapalhar as investigações da própria corporação.

O relatório da PF aponta que o crime não teria uma motivação única; estaria dentro de um contexto complexo de situações que envolviam o mandato de Marielle e opunham a vereadora aos interesses de Chiquinho e Domingos Brazão. Entre essas situações estava uma disputa por terras na zona oeste do Rio. As defesas dos suspeitos negaram as acusações e afirmaram que eles são inocentes.

No Café da Manhã desta segunda (25), os repórteres da Folha Fábio Serapião e Bruna Fantti contam detalhes da reta final da investigação da Polícia Federal. Na segunda parte do episódio, o jornalista Chico Otávio analisa as conclusões da PF e faz um balanço dos significados do crime daqui para a frente. Ele é coautor, com Vera Araújo, do livro "Mataram Marielle".

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Gustavo Simon, com produção de Daniel Castro e edição de som de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos.
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.