Podcast conta como é a travessia feita por migrantes pela selva da morte

Na tentativa de chegar aos Estados Unidos, brasileiros, caribenhos e asiáticos se arriscam no Estreito de Darién

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Rios caudalosos com correntes fortes, terrenos secos de mata fechada, criminosos que roubam e violentam. Esses são alguns dos riscos enfrentados por migrantes que tentam chegar aos Estados Unidos pelo Estreito de Darién, uma selva entre a Colômbia e o Panamá que tem o apelido de "Selva da Morte".

Os repórteres da Folha Mayara Paixão e Lalo de Almeida visitaram uma estação de recepção de migrantes na saída de Darién e conversaram com famílias que tinham acabado de fazer a travessia. Dali, os grupos seguem de ônibus para a Costa Rica, próxima etapa da jornada até o território norte-americano.

O fluxo de migrantes na região inclui um grande número de crianças brasileiras –a maioria filhas de haitianos que vieram para o Brasil na onda migratória de 2010, após o terremoto que devastou parte do país caribenho.

O episódio desta quinta-feira (7) do podcast Café da Manhã trata da travessia feita por imigrantes na Selva de Darién. A repórter Mayara Paixão conta o que viu ao visitar a região, explica por que há tantas crianças brasileiras nesse caminho para os Estados Unidos e os motivos para famílias de diferentes origens escolherem esse trajeto.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.