Descrição de chapéu Café da Manhã Governo Lula

Podcast debate simbolismos do 7 de Setembro em meio a tensões políticas e jurídicas

Governo Lula tenta reforçar caráter institucional e destacar economia e democracia, e bolsonarismo programa ato inflamado contra Moraes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No seu segundo 7 de Setembro, o governo Lula 3 promete usar simbolismos sob o slogan "Democracia e Independência: É o Brasil no Rumo Certo" e destacar bons índices econômicos. No ano passado, a gestão petista tentou devolver a institucionalidade ao evento, em resposta aos ataques do 8 de Janeiro e à captura que o bolsonarismo fez da Independência.

Inelegível também por declarações feitas no 7 de Setembro de 2022, que foram consideradas pelo TSE abuso de poder político e econômico, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve manter a aposta de usar a data para mobilizar apoiadores. O pastor Silas Malafaia convocou uma manifestação em São Paulo.

O movimento foi impulsionado pelas críticas à suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil, por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Há especulações também em relação à presença de candidatos à Prefeitura de São Paulo.

O Café da Manhã desta quinta-feira (5) fala sobre os simbolismos do 7 de Setembro. A historiadora Iara Lis Schiavinatto, professora da Unicamp, analisa o uso que o governo Lula e o bolsonarismo fazem da data, as mensagens enviadas nessas celebrações civis e militares e as mudanças do feriado cívico ao longo da história.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Gabriela Mayer , Gustavo Simon , Laura Lewer , Lucas Monteiro e Thomé Granemann
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.