Podcast discute se há saída para oposição a Maduro na Venezuela

Opositor Edmundo González pede asilo político na Espanha, em meio à escalada autoritária da ditadura de Maduro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de chegar à Espanha, onde pediu asilo político, o adversário de Nicolás Maduro nas eleições do final de julho, Edmundo González, afirmou que vai continuar lutando pela liberdade e pela democracia de seu país natal.

González deixou a Venezuela depois de ter se tornado alvo de um mandado de prisão, aceito pela Justiça —alinhada ao regime— na semana passada. O exílio do opositor vem em meio a um aperto na repressão à dissidência contra o regime venezuelano —que incluiu o desprezo a tentativas de mediação internacional, a prisão de manifestantes e a perseguição política.

No fim de semana, o movimento ficou evidente com um cerco das forças de segurança à embaixada da Argentina em Caracas, onde estão asilados políticos da oposição ligados à ex-deputada María Corina Machado. A energia elétrica chegou a ser cortada no edifício. O cerco terminou na noite de domingo (8).

O caso aumentou a pressão sobre a postura do Brasil na crise política em Caracas. O país assumiu a proteção da embaixada desde que o regime expulsou diplomatas argentinos. No sábado (7), a ditadura de Maduro revogou de forma unilateral a custódia brasileira sobre o lugar. O Itamaraty afirmou que continuaria a defender os interesses argentinos e destacou que embaixadas são invioláveis.

O Café da Manhã desta terça-feira (10) trata da nova escalada contra a oposição na Venezuela. O cientista político Guilherme Casarões, professor da Fundação Getulio Vargas, explica como o agravamento da crise entre Nicolás Maduro e a oposição afeta a postura do Brasil e analisa os caminhos que a situação ainda pode tomar.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Laura Lewer e Paola Ferreira Rosa. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
TESTE de novo upload de arquivo com a capa do podcast Café da Manhã. Foto Reprodução - Reprodução
Gabriela Mayer , Gustavo Simon , Laura Lewer , Paola Ferreira Rosa e Thomé Granemann
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.