Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2012 - 14h29

Em Porto Alegre, Ciro Gomes ataca petistas e tucanos

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

Ciro Gomes (PSB) atacou PT e PSDB nesta quinta-feira durante viagem para apoiar campanhas de candidatos aliados. O ex-governador do Ceará disse que petistas e tucanos se "equalizaram na ladroeira" e que o PT quer "destruir partidos vizinhos", como o dele.

Ciro esteve em Porto Alegre e está fazendo um giro pela região Sul para ajudar candidatos de seu partido na campanha eleitoral. Ele manifestou apoio à candidata do PC do B em Porto Alegre, Manuela D'Ávila.

Ciro Gomes critica medidas anticrise e fala em 'câncer' na economia

Em conversa com jornalistas, reclamou das articulações que culminaram no rompimento de seu partido com o PT em três grandes capitais: Fortaleza, Belo Horizonte e Recife.

Em Pernambuco, ele chamou de "maluquice" o processo de escolha do candidato e afirmou que houve "suborno e corrupção". No Recife, o PT, dividido, decidiu rejeitar a reeleição de seu atual prefeito, João da Costa, e acabou elegendo como candidato o senador Humberto Costa. O PSB deixou a aliança.

"O PT está passando da conta. Dado que o Lula é muito popular, acha que pode fazer e acontecer, tripudiar a opinião pública seja como for."

Ciro também disse que "se aborreceu" com o senador tucano Aécio Neves pelo rompimento da aliança entre PSB, PSDB e PT em Belo Horizonte.

Ao falar sobre o cenário nacional, disse que o país não pode ficar "amarrado" a um "conflito miúdo" entre petistas e tucanos de São Paulo.

"[PT e PSDB] se equalizaram numa social democracia, se equalizaram nos vícios de uma visão patrimonialista de setores do Estado, na fisiologia, quando não se equalizaram na ladroeira impune, com exceções de lado a lado.º

O ex-governador comentou ainda a eleição de São Paulo e disse que a cidade está "enterrando" o tucano José Serra, a quem chamou de "figura nefasta". "É preciso tomar muito cuidado para que a solução não seja uma coisa pior do que ele."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página