Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2012 - 16h20

Lula estreia no horário eleitoral em Porto Alegre

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou na campanha eleitoral em Porto Alegre nesta segunda-feira (10), com uma participação no programa de TV do PT.

Lula pediu votos para o candidato petista Adão Villaverde e fez referência a Dilma Rousseff, ao dizer que o país tem uma "mulher gaúcha" na Presidência. Dilma é mineira, mas fez carreira política no Rio Grande do Sul.

O vídeo com o ex-presidente durou pouco mais de dois minutos e teve o formato de um bate-papo entre ele e o candidato. Lula lembrou que o PT não governa a cidade há oito anos e disse que uma vitória no município criaria "harmonia" com o governo federal e o do Estado.

A aparição de Lula no programa em Porto Alegre ocorre já no último mês da campanha eleitoral. Em outras cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, as participações dele ocorrem desde o começo do horário gratuito.

O PT ainda espera que Lula vá à cidade para ajudar na campanha. Villaverde se mantém em um distante terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás dos líderes: Manuela D'Ávila (PC do B) e o prefeito José Fortunati (PDT).

Os três candidatos são da base aliada federal e apoiam o governador petista Tarso Genro. Antes da gravação do vídeo, Fortunati disse que a entrada de Lula na campanha na cidade poderia ter efeitos nas composições para as eleições de 2014, quando Tarso deverá tentar a reeleição.

"Se o PT jogar pesado, com ataques e com a presença do Lula, naturalmente isso já vai influenciar a nossa ação para 2014", disse, há duas semanas.

O governador tem maioria estreita na Assembleia e só atraiu o PDT para sua base depois de ganhar a eleição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página