Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2012 - 05h00

Sigla será terceira via, diz novo prefeito de Campinas

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

Eleito prefeito de Campinas (SP) em uma disputa municipal que tomou contornos nacionais, Jonas Donizette (PSB) aposta que seu partido pode se tornar uma "terceira via" na política, reduzindo a polarização entre PT e PSDB.

O PSB foi o partido que mais cresceu em número de municípios administrados desde a última eleição, e o presidente nacional da legenda, o governador Eduardo Campos (PE), passou duas vezes por Campinas para fazer campanha para o aliado.

A vitória na cidade --terceiro maior colégio eleitoral do Estado-- foi apontada por Campos como "fundamental" para o crescimento nacional do partido.

Gustavo Magnusson/Fotoarena/Folhapress
Jonas Donizette (PSB), que venceu as eleições em Campinas
Jonas Donizette (PSB), que venceu as eleições em Campinas

Para Donizette, as vitórias do PSB devem ser atribuídas ao governador de Pernambuco. "Eduardo Campos é a nossa arma secreta. O nosso diferencial para crescer no Brasil é que outros partidos grandes não possuem essa liderança tão emergente como ele", disse o prefeito eleito.

Questionado se o PSB hoje surge como terceira via, Donizette disse que sim. "O ambiente político do Brasil está se transformando rapidamente e vai continuar nesse caminho, o PSB já rompeu uma linha de partido médio e está avançando", afirmou.

Segundo ele, o PSDB do governador Geraldo Alckmin terá "o mesmo peso" que outros partidos na administração de Campinas, mas "é um parceiro importante" para buscar parcerias estaduais.

O vice de Donizette em Campinas será o tucano Henrique Magalhães Teixeira.

A aliança do PSB com o PSDB foi alvo de críticas de petistas --o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), falou num "equívoco político" do PSB.

Donizette foi eleito com 58% dos votos, ante 42% de Marcio Pochmann (PT), candidato indicado por Lula.

A derrota, no entanto, foi relativizada pelo PT, já que o candidato, estreante em eleições, começou a campanha com 1% das intenções de voto e conseguiu chegar ao segundo turno.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página