Descrição de chapéu Eleições 2018

Filiado ao PSC, Rabello de Castro deixa BNDES para disputar eleições

Ele pretende disputar a Presidência da República pela legenda

Talita Fernandes
Brasília

O presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, pediu demissão do cargo nesta terça-feira (28) ao presidente Michel Temer, justificando o calendário eleitoral.

Paulo Rabello de Castro, que anunciou a saída do BNDES para tentar disputar o Planalto
Paulo Rabello de Castro, que anunciou a saída do BNDES para tentar disputar o Planalto - Adriano Machado - 7.fev.2018/Reuters

Filiado ao PSC, Rabello pretende disputar a Presidência da República pela legenda. "Penso em me engajar politicamente, sempre contando com seu consentimento e apoio", escreveu em carta apresentada a Temer. 

Pela legislação eleitoral, ocupantes de cargos do executivo que não estejam disputando reeleição devem se desincompatibilizar até 7 de abril.

Na carta de duas páginas, Rabello faz diversos elogios ao governo e menciona a Ponte para o Futuro, programa com diretrizes econômicas lançado por Temer quando ainda ocupava a Vice-Presidência.

O Palácio do Planalto ainda não definiu quem ocupará a presidência do BNDES após 31 de março, quando o cargo ficará vago.

Nos bastidores, o atual diretor de Planejamento do banco, Carlos da Costa, é um dos nomes que tem se colocado para o cargo. Ele é ex-estagiário de Rabello na consultoria RC Consultore e chegou ao banco com o apoio do atual presidente.

Outro postulante, que conta com o apoio do Ministério da Fazenda, é o do secretário de Acompanhamento Fiscal, Mansueto Almeida. 

Na lista de candidatos constam ainda o presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Ernesto Lozardo, e o diretor da Área Financeira do BNDES, Carlos de Freitas.
 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.