Maluf é internado e fica sob observação em hospital de Brasília

Ele foi hospitalizado por volta da meia-noite, em hospital da Asa Sul

Angela Boldrini
Brasília

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) foi internado em Brasília por volta da meia-noite desta quarta-feira (28). 

A informação foi confirmada pelo hospital Home, da Asa Sul.

O parlamentar, de 86 anos, deu entrada no hospital com "forte dor lombar", de acordo com boletim médico divulgado pelo hospital. De acordo com a nota, Maluf está com uma estenose de canal, que exerce pressão sobre os nervos da medula. 

"Devido ao quadro de dor forte e incapacitante, o paciente está sendo medicado com analgésicos potentes, anti-inflamatórios e opioides", segundo o boletim. Está previsto um procedimento de infiltração da coluna com corticoide para a tarde de quarta. 

Segundo a Folha apurou, o parlamentar não corre risco de vida, mas não consegue andar e deve usar cadeira de rodas. Ele chegou algemado ao hospital e se encontra em quarto trancado, com escolta de seguranças. 

O deputado-federal Paulo Maluf (PP-SP) é escoltado por policiais federais ao deixar o IML de São Paulo
O deputado-federal Paulo Maluf (PP-SP) é escoltado por policiais federais ao deixar o IML de São Paulo - Leonnardo Benassatto/Reuters

Como publicado pela coluna de Mônica Bergamo, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende Maluf, disse que "o dr. Paulo Maluf teve uma complicação séria no seu quadro de saúde esta madrugada e foi internado às pressas no hospital Home perto da meia-noite. A informação é que terá que ficar sob observação por pelo menos três dias".

Maluf está preso na Papuda, em Brasília, desde 22 de dezembro. Em maio do ano passado, ele foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a sete anos, nove meses e dez dias de prisão por crimes de lavagem de dinheiro cometidos no período em que foi prefeito de São Paulo (1993-96). 

Em dezembro, o ministro do STF Edson Fachin determinou o cumprimento da pena em regime fechado.

O parlamentar teve pedidos de prisão domiciliar negados. A defesa argumenta que Maluf tem idade avançada e saúde muito debilitada –sofre de problemas graves e permanentes na coluna e no coração e tem câncer de próstata.

Nesta quarta, o advogado de Maluf, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que o deputado havia solicitado atendimento médico na Papuda desde segunda-feira (26), mas não havia sido recebido.

"A pena não pode significar jamais  uma imposição desnecessária de sofrimento e, menos ainda, a imposição de riscos à incolumidade física de um cidadão idoso de 86 anos", afirmou Kakay em nota.  

Nesta terça-feira (27), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou a apresentação de parecer do processo que pede a cassação de Maluf por falta de quórum. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.