Descrição de chapéu jornalismo Folha

Maioria dos leitores aprova novo projeto gráfico da Folha

Quatro a cada dez entrevistados dizem ter notado mudança o tamanho da letra

Duas Primeiras Páginas da Folha de 20 de abril de 2018, quando jornal passou por reforma gráfica; à esq., na versão anterior; à dir., no novo projeto
Duas Primeiras Páginas da Folha de 20 de abril de 2018, quando jornal passou por reforma gráfica; à esq., na versão anterior; à dir., no novo projeto - Reprodução
São Paulo

A maioria dos leitores da Folha aprovou a reforma gráfica implantada pelo jornal na versão impressa no último dia 20. À ocasião, as fontes foram reformuladas e reportagens, páginas e cadernos ganharam nova lógica e ordenamento.

As principais mudanças notadas envolvem layout de páginas e fonte --40% apontaram variação no tamanho das letras, sendo que 27% as consideraram menores, e 13%, maiores. No total do leitorado que identificou novidades, 41% acharam a leitura da fonte mais fácil e 20%, mais difícil.

A nova fonte tem o mesmo corpo (11 pontos) e altura que a anterior. Mas as letras agora têm mais espaço interno e menor espessura, o que facilita a leitura, mas pode dar a impressão de mudança no tamanho.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 5 deste mês pelo Datafolha, por telefone, com 620 leitores de todas as regiões do país, que leem o jornal pelo menos uma vez por semana. A amostra foi selecionada aleatoriamente.

Do total, 74% notaram alguma mudança na Folha e 26%, não. Para a editora de Imagem do jornal, Thea Severino, uma das coordenadoras da reforma gráfica, o índice é positivo.

"Um dos objetivos era que não houvesse ruptura, mas evolução. Vejo, assim, com alegria que 3 entre 10 leitores não tenham notado." Segundo ela, testar novos formatos ainda no projeto anterior pode ter atenuado a transição gráfica.

Entre os que notaram diferenças gráficas, 57% consideram que o aspecto visual do jornal melhorou, 18%, que ficou igual, e 23%, que piorou. De modo geral, 74% consideraram que a Folha ficou boa ou ótima, 20%, regular e 8%, ruim ou péssima.

Quatro em dez desses leitores afirmaram que desde 20 de abril ficou mais fácil de ler o jornal, quatro não apontaram diferença e dois consideraram a leitura mais difícil.

O levantamento também abordou a nova disposição do conteúdo na versão impressa do jornal. Entre aqueles que indicaram mudanças, 40% aprovaram a organização pós-reforma; 11% a criticaram.

Designer americano

Nesta sexta (11), o designer americano de origem cubana Mario Garcia publicou em seu blog texto comentando o novo projeto da Folha. Ele já assinou redesenhos de jornais como The Wall Street Journal, Libération e a própria Folha (2006).

"Não foram mudanças drásticas, o design evoluiu. [A Primeira Página continua] eficiente, mas talvez menos pictórica do que os editores queriam quando redesenhamos o jornal em 2006", escreveu.

Garcia destacou a correspondência entre o visual da versão impressa e o das digitais, que passaram por mudança em fevereiro.

"Estamos felizes de ver que a Folha continua a evoluir visualmente. As fundações visuais que criamos se fortaleceram."

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.