Oposição a Crivella consegue assinaturas, e Câmara analisará impeachment

Prefeito, bispo licenciado da Igreja Universal, é acusado de prometer privilégios a evangélicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Os vereadores de oposição ao prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), conseguiram as 17 assinaturas para suspender o recesso da Câmara Municipal. O objetivo é analisar os pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo por denúncias de favorecimento a grupos religiosos.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella - Eduardo Anizelli/Folhapress

A Câmara, contudo, ainda não definiu o rito para análise dos dois pedidos de impeachment contra Crivella. A Procuradoria deve emitir um parecer nesta quarta-feira (11), um dia antes da sessão extraordinária prevista para quinta-feira (12).

O prefeito, bispo licenciado da Igreja Universal, é acusado de prometer privilégios a evangélicos em reunião realizada na última quarta (4) no Palácio da Cidade, uma das sedes da prefeitura. No encontro, ele ofereceu ajuda para encaminhar fiéis a cirurgias e para agilizar processos de isenção da cobrança de IPTU das igrejas.

Na reunião, ele ainda apresentou aos presentes o pastor Rubens Teixeira, que vai disputar vaga de deputado federal no Rio pelo seu partido e defendeu o voto em evangélicos para "dar jeito nessa pátria".

O prefeito nega favorecimento e diz que teve apenas o objetivo de prestar contas de sua gestão e apresentar aos presentes programas sociais da prefeitura, como cirurgias de catarata, varizes e vasectomia.

A assessoria de imprensa de Crivella disse, em nota, que "entende que protocolar pedido de impeachment faz parte do jogo político da oposição".

"Mas [Crivella] tem certeza que tanto a Câmara de Vereadores quanto o Ministério Público vão saber separar o que é realidade do que é manipulação nesse caso", afirma o posicionamento.

"Há previsão legal e constitucional para o impeachment. Não querermos participar de um processo açodado. Em 2016 vivemos um processo em que o direito de defesa fosse cerceado. O ideal era que ele fosse deposto nas urnas. Mas há previsão legal para o impeachment", disse o vereador Reimont (PT).

Para o vereador Tarcísio Motta (Psol), há dúvidas inclusive de o prefeito é afastado caso dois terços da Câmara vote pela admissibilidade do pedido de impeachment. É o que a Procuradoria da Casa deve esclarecer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.