Apesar de Lula, PT deve indicar vice até segunda

Cúpula do partido deverá se reunir caso identifique riscos de anulação da chapa sem indicação

Catia Seabra Marina Dias
São Paulo

Apesar da orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em contrário, os dirigentes do PT defendem a indicação do vice do partido até a segunda-feira (6), evitando confrontos com a Justiça Eleitoral.

Militantes usam máscara do Lula convenção do PT, na Casa de Portugal
Militantes usam máscara do Lula convenção do PT, na Casa de Portugal - Zanone Fraissat/Folhapress

Um petista deverá ser escalado para a função, com o ex-prefeito Fernando Haddad como o favorito.

Pesa para a decisão a necessidade de que Lula precisa de um porta-voz com credencias para falar em nome do partido e do programa de governo apresentado pelos petistas.

Na tarde de sábado, Lula orientou o partido a insistir no registro da chapa até dia 15 de agosto, como originalmente previsto.

Segundo petistas, Lula determinou, em reunião na tarde de sexta-feira, que fosse cumprido o cronograma originalmente acertado. Pelo seus planos, a chapa seria registrada no dia 15.

O ex-presidente deixou, no entanto, aberta a brecha para indicação de um vice em caso de riscos.

Na sexta-feira, petistas defendiam a indicação da pré-candidata do PCdoB, Manuela D’Avila, para o posto. Mas Lula prefere um nome com credenciais para falar em nome do PT.

Na reunião, os nomes de Fernando Haddad e Jaques Wagner foram mencionados. Mas o nome de Haddad ganha força entre dirigentes do PT.

Na manhã deste sábado (4), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e Haddad se reuniram novamente com integrantes do PC do B e insistiram na proposta de que Manuela poderia ficar “na reserva” até dia 15 de agosto, quando assumiria oficialmente a vaga de vice na chapa do PT.

Integrantes do PC do B, porém, rechaçaram mais uma vez a possibilidade e já há quem diga que o partido pode fechar aliança com Ciro Gomes (PDT).



 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.