Descrição de chapéu Eleições 2018

Atrás em pesquisa, Alckmin ainda tem dúvida sobre tom com Bolsonaro na TV

Integrantes da equipe de comunicação do tucano querem que ele seja mais agressivo com o adversário, destoando do perfil dele

Daniel Carvalho
Brasília

A campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República ainda não bateu o martelo sobre que tom adotar contra seu principal adversário no campo da direita, o capitão reformado Jair Bolsonaro (PSL), na propaganda no rádio e na TV, a partir de 31 de agosto.

Integrantes da equipe de comunicação do tucano querem que ele seja mais agressivo com o adversário. Marina Silva (Rede), por exemplo, ganhou as redes sociais no fim de semana após enfrentar Bolsonaro no debate da RedeTV! na sexta-feira (17).

No entanto, a agressividade destoa do comportamento padrão de Alckmin, de perfil mais sereno. Além disso, vai na contramão do discurso de pacificador capaz de garantir o equilíbrio entre esquerda e direita que o ex-governador de São Paulo vem adotando.

Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) durante debate na RedeTV!
Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) durante debate na RedeTV! - Nelson Almeida - 17.ago.2018/AFP

Quem já viu amostras do que o tucano levará à TV a partir da semana que vem, descreveu as peças como vibrantes e disse que a propaganda não será insossa como em campanhas anteriores do PSDB.
Alckmin terá cerca de 44% do tempo total da propaganda partidária na televisão, algo em torno de 5 minutos e 32 segundos por bloco.

No primeiro programa, Alckmin não deve ir para o embate direto com o Bolsonaro. Esta postura será avaliada no decorrer da propaganda, que, no primeiro turno, vai até 4 de outubro.

Uma possibilidade é que o tom mais combativo fique restrito às inserções que o partido terá direito ao longo da programação das TVs, mas nem mesmo isso está definido.  

Para fazer frente a Bolsonaro na campanha, Geraldo Alckmin e aliados escolheram a senadora Ana Amélia (PP-RS) para ser vice na chapa. Gaúcha, ligada aos ruralistas e antipetista, ela tem perfil que se aproxima àquele dos eleitores do capitão reformado.

Nesta quarta-feira (22), Ana Amélia participou de reunião em São Paulo com coordenadores da campanha e com aqueles que ficarão responsáveis pela candidatura nos 26 estados e no DF.

No encontro, discutiram alinhamento de estratégia, distribuição de material de campanha e os palanques locais para o presidenciável.

Nesta quinta-feira (23), Alckmin estreia sua campanha no Nordeste. Vai a Petrolina, no serão de Pernambuco. Gravará imagens para o programa eleitoral, fará uma caminhada e participará de um encontro com lideranças da região.

A ideia dos coordenadores da campanha é que ele priorize viagens a colégios eleitorais importantes, como Minas Gerais, para onde o candidato vai nesta sexta-feira (24), e aos estados que ele não visitou na pré-campanha. Na semana que vem, ele terá agendas no Rio Grande do Sul, em Goiás e no Ceará.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.