Papa Francisco escreve recado a Lula em livro entregue por Celso Amorim

Encontro não oficial com o petista ocorreu na residência do pontífice

Catia Seabra
São Paulo

Por meio do ex-ministro da Defesa e Relações Exteriores Celso Amorim, o papa Francisco escreveu uma mensagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que abençoa o petista. 

Amorim foi recebido pelo papa nesta quinta (2). Ele estava acompanhado pelo ex-ministro argentino Alberto Fernández e o ex-ministro chileno Carlos Ominami. O encontro, fora da agenda oficial do pontífice, foi realizado em sua residência, a Casa Santa Marta.

Procurados, os porta-vozes do Vaticano afirmaram que não comentam encontros pessoais de Francisco. 

“A Luiz Inácio Lula da Silva com a minha bênção, pedindo-lhe para orar por mim, Francisco”, lê-se no texto, escrito sobre a folha de rosto de um livro. 

A assessoria do PT divulgou fotos do encontro na página oficial do ex-presidente Lula. Segundo Amorim, o encontro durou cerca de uma hora e o assunto prioritário do encontro foi a situação política e jurídica de Lula, da América do Sul e do Brasil. 

“O Papa recebeu um exemplar em italiano do livro 'A verdade vencerá', de Lula, e enviou uma mensagem espiritual ao ex-presidente. Francisco disse que continuará acompanhando com interesse a situação do Brasil”, relata a página.

Embora Amorim ainda esteja em Roma, a mensagem já chegou às mãos de Lula, preso desde abril na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. 

O ex-ministro embarca à noite para o Brasil e diz que Francisco o ajudou a decifrar sua caligrafia. A mensagem, diz o diplomata, é a traduzida no site de Lula.

Nesta quinta-feira, Lula deverá receber Chico Buarque e Martinho da Vila, na carceragem da PF em Curitiba. 

 Ex-ministro Celso Amorim entrega livro de Lula ao papa Francisco
Ex-ministro Celso Amorim entrega livro de Lula ao papa Francisco - Reprodução/PT
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.