Descrição de chapéu Eleições 2018

Márcio Lacerda contraria direção do PSB e diz que mantém candidatura em Minas

Ex-prefeito afirmou que não houve manifestação formal da executiva nacional do partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte, São Paulo e Brasília

Contrariando a decisão da direção nacional do PSB, o candidato do partido em Minas, Márcio Lacerda, afirmou que mantém sua candidatura e pediu à militância que compareça à convenção estadual neste sábado (4).

Márcio Lacerda (PSB) conversa com Ciro Gomes (PDT) (à esquerda) em evento empresarial na cidade de Tiradentes (MG) - Carolina Linhares - 15.jun.2018/Folhapress

"A direção nacional, para impedir a candidatura, precisa de uma resolução da executiva nacional, que são mais de 30 membros, eu inclusive faço parte. E não tem até agora nenhuma manifestação formal da direção nacional", disse.

“Refletindo hoje com meus companheiros decidi manter minha candidatura”, afirmou o ex-prefeito de Belo Horizonte, em mensagem gravada nesta quinta-feira (2) e enviada a integrantes de seu partido.

Nesta quarta (1º), o presidente do PSB, Carlos Siqueira, esteve em Belo Horizonte para comunicar a Lacerda a decisão do partido de retirar sua candidatura e determinar apoio à reeleição do governador Fernando Pimentel (PT).

Siqueira também ofereceu ao ex-prefeito a vaga de candidato a vice-governador na chapa do petista.

Irritado, Lacerda não aceitou a proposta e disse que recebeu a decisão do partido com "indignação, perplexidade, revolta e desprezo".

Para anunciar oficialmente a decisão, o socialista mineiro marcou uma entrevista à imprensa às 15h desta quinta. 

A direção estadual do PSB e o diretório de Belo Horizonte também discordam da decisão nacional.

Lacerda afirmou ainda que pretende manter as alianças partidárias que já havia acertado. Além de PDT e Pros, o ex-prefeito caminhava para obter apoio de MDB, PV, PRB e DEM, o que lhe daria o maior tempo de TV.

"Estamos dialogando com partidos aliados para manter a disposição de fazer as alianças que foram negociadas e que serão submetidas a cada uma das convenções", disse.

Lacerda aparece em terceiro lugar nas pesquisas, atrás de Antonio Anastasia (PSDB) e de Pimentel (PT). Sua campanha via espaço para o crescimento de uma terceira via competitiva em Minas, estado polarizado entre petistas e tucanos.

O movimento do PSB faz parte de um acordo de apoio com o PT nos estados, que também retirou a candidatura de Marília Arraes (PT) em Pernambuco para favorecer a campanha do governador Paulo Câmara (PSB).

Marília disse que vai recorrer da ordem da direção do partido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.