DF tem disputa acirrada com três candidatos, segundo Datafolha

Este será o ano com o maior número de candidatos registrados para o governo, com 11 postulantes

Bernardo Caram
Brasília

A disputa pelo governo do Distrito Federal começa acirrada com três nomes tecnicamente empatados nas intenções de votos.

Pesquisa estimulada do Datafolha mostra Eliana Pedrosa (Pros) com 15%, o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), 14%, e o deputado federal Rogério Rosso (PSD), 13%.

Em seguida aparecem Alberto Fraga (DEM), 8%, General Paulo Chagas (PRP), 5%, Fátima Sousa (PSol) e Miragaya do PT, 3%, Alexandre Guerra (Novo) e Ibaneis (MDB), 2%, e Renan Rosa (PCO) e Guillem (PSTU), 1%.

Segundo a pesquisa, 24% dos eleitores do DF pretendem votar em branco ou anular o voto. Há ainda 8% de indecisos.

No levantamento, contratado pela Folha em parceria com a TV Globo, foram ouvidos 919 eleitores entre segunda (20) e terça-feira (21). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Rollemberg tem o mais alto índice de rejeição. Dos eleitores consultados, 49% declararam que não votariam no atual governador de jeito nenhum.

A lista sobre rejeição segue com Alberto Fraga, citado por 28%, Eliana Pedrosa, 21%, Rogério Rosso, 19%, e Miragaya do PT, 16%.

Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal
Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal - Alan Marques 27.nov.2010/Folhapress

Se for levada em consideração a pesquisa espontânea de intenção de votos, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Rollemberg é o mais lembrado, com 8% das citações. O atual governador é seguido por Pedrosa (4%), Rosso (3%) e Fraga (3%).

Nesse caso, 16% votariam em branco ou nulo e 57% não citaram nenhum candidato.

Com relação à gestão do atual governador, que tenta a reeleição, 56% dos entrevistados afirmaram que a administração de Rollemberg é ruim ou péssima. Do total, 33% avaliam como regular. Outros 10% aprovam a gestão. Os que não souberam opinar representam 1%.

Este será o ano com o maior número de candidatos registrados para o governo do DF, com 11 postulantes.

Senado

Para a disputa das duas vagas de senador do DF, a pesquisa mostra Cristovam Buarque (PPS), que busca a reeleição, na liderança com 27% das intenções de voto.

A disputa pela segunda cadeira no Senado tem empate técnico. Leila do Vôlei (PSB) aparece com 19%, seguida de Chico Leite (Rede), e Izalci (PSDB), ambos com 17%.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.