Descrição de chapéu Eleições 2018

Jornal tachou senhora humilde de fantasma, diz Bolsonaro sobre funcionária

Se eleito, candidato prometeu reavaliar investimento em imprensa

Simone Machado
São José do Rio Preto

Como a Folha publicou, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) direito de resposta e exclusão da internet de reportagens sobre o caso de Walderice Santos da Conceição, 50, a Wal, que figura como secretária de seu gabinete parlamentar em Brasília.

Nesta sexta-feira (24), terceiro dia de visita a cidades do interior paulista, o candidato criticou o que chamou de ataque da Folha. A reportagem mostrou que ela segue vendendo açaí no horário de expediente em Angra dos Reis (RJ).

Questionado em Rio Preto se isso não seria censura, ele disse que pretende reavaliar o investimento na imprensa se eleito. “Não existe censura. Agora tem órgão de imprensa que está preocupado de eu não dar mais dinheiro de propaganda oficial para eles e isso pode acontecer”.

 

“Fizeram uma campana em cima de uma mulher, coitada, negra, pobre, humilde, até que ela entrou na lojinha de açaí, que não fatura R$ 500 por mês, talvez pra irmã ir no banheiro”, disse Bolsonaro, em Sâo José do Rio Preto. Ele afirmou ainda que a reportagem publicada em janeiro deste ano é mentirosa.

A Folha revelou que Wal figura como secretária desde 2003 como um dos 14 funcionários do gabinete parlamentar de Bolsonaro, em Brasília, recebendo salário bruto de R$ 1.416,33. De acordo com pessoas da cidade, ela também presta serviços particulares na casa de Bolsonaro, mas tem como principal atividade o comércio de açaí. Após a publicação, a funcionária pediu demissão do cargo.

Em visita ao interior paulista, o candidato foi recebido por uma multidão de simpatizantes, discursou em cima de um caminhão de som e participou de uma carreata. Em seguida, visitou o principal centro comercial do município e o Hospital de Base. Foi até a cidade vizinha, Jaci, onde visitou o Lar São Francisco de Assis, instituição filantrópica mantida por freis.

 

Em entrevista, reforçou que pretende participar dos próximos debates promovidos em redes televisivas —uma mudança do que havia declarado líderes do PSL. Bolsonaro afirmou não acreditar em pesquisas eleitorais. “Eu não acredito em pesquisas. Pesquisa minha é essa que está na rua, duvido que qualquer outro candidato tenha essa recepção que vem do coração do povo”, disse.

Nesta primeira semana de campanhas na rua, o candidato passou por cidades do interior paulista. Depois de Presidente Prudente, no oeste paulista, visitou Araçatuba (521 km de SP) e Glicério (440 km de SP), sua cidade natal. Nestes locais, repetiu-se a cena de aeroporto e calçadão central lotados de apoiadores. No sábado (25), Bolsonaro estará em Barretos, onde acontece a Festa do Peão.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.