Descrição de chapéu Eleições 2018

Maioria não assiste ao horário eleitoral para governos estaduais na TV

Datafolha aponta desinteresse pela propaganda no Distrito Federal e nos estados de Minas, Rio, Pernambuco e São Paulo

imagem exibida no horário eleitoral gratuito
Imagem exibida no horário eleitoral gratuito - reprodução
São Paulo

Mais da metade dos eleitores no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo não assistem aos horários eleitorais para governador, Senado e deputado estadual. Também evitam as propagandas na TV e na rádio. 

Isso é o que aponta pesquisa Datafolha feita nos quatro estados e em Brasília entre terça (4) e quinta (6).
A propaganda política está no ar desde o último dia 31. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Em nenhum dos cinco territórios pesquisados, o número de eleitores que disseram ter assistido ao horário eleitoral superou 40%.

A propaganda para governo, Senado e deputado estadual é dividida em dois blocos de 30 minutos cada, que entram às 13h e às 20h30, às segundas, quartas e sextas. Além disso, há inserções de 30 segundos cada, durante a programação das televisões e das rádios.

Minas Gerais e Pernambuco são os estados onde mais entrevistados dizem não ter visto a propaganda eleitoral. Segundo o Datafolha, nesses estados, 66% dos eleitores dizem que não assistiram aos programas obrigatórios.

São também os estados que dão mais importância a eles —34% e 35% dos entrevistados, respectivamente, os consideram “muito importante”. No Rio, somente 27% avaliam as propagandas da mesma maneira.

Em São Paulo, 29% dos entrevistados acham que o horário eleitoral tem muita importância; 27% acham que tem pouca importância e 44% não dão importância nenhuma às propagandas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.