Descrição de chapéu Folha Informações

Redes sociais compartilham pesquisa Datafolha que não existiu

Falso relatório que circula no WhatsApp traz Haddad na liderança

Amanda Lemos
São Paulo

Suposta pesquisa Datafolha de setembro onde Haddad está na liderança em cenário sem Lula não é verdadeira. O arquivo foi enviado para o Folha Informações, canal do jornal que verifica boatos e notícias falsas.

O documento em PDF que está sendo compartilhado nas redes traz apenas intenção de voto estimulada para presidente no primeiro turno e usa mesmo texto da última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 22 de agosto, alterando todas as porcentagens e sem apresentar a metodologia utilizada. Além disso, não mostra registro da pesquisa no TSE.

“Toda pesquisa realizada fica disponível para download na íntegra no site do instituto”, diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha. O documento sempre traz o relatório da pesquisa, a metodologia aplicada –junto com o registro do TSE– e os possíveis cenários eleitorais.

Nesta quarta (5), o instituto cancelou o registro de pesquisa eleitoral nacional que seria realizada nos dias 4 a 6 de setembro devido à impugnação da candidatura de Lula pelo TSE. O Datafolha registrou nova pesquisa, que deverá ser divulgada na segunda (10).

Se recebeu alguma informação que acredita ser falsa, comunique o WhatsApp da Folha (0-xx-11 99486-0293). Pode ser áudio, vídeo, corrente, imagem ou notícia que circule pelo aplicativo ou por redes sociais, como Facebook, Instagram ou Twitter. O jornal fará uma seleção do conteúdo a ser checado e publicará o resultado desse trabalho.


MANUAL PARA NÃO PROPAGAR FAKE NEWS

Busque a fonte original;

Faça uma busca na internet: muitos casos já foram desmentidos;

Verifique a data: a suposta novidade pode ser antiga;

Leia a notícia inteira;

Cheque o histórico de quem publicou;

Se a notícia não tem fonte, não repasse.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.