Descrição de chapéu Eleições 2018

Resultado das urnas foi celebração pela liberdade, diz Bolsonaro em 2º pronunciamento

Em rede social, candidato do PSL afirmou que libertará o Brasil de relações com viés ideológico

São Paulo

Após fazer um primeiro vídeo ao vivo nas redes sociais, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), voltou a discursar sobre sua vitória e disse que o resultado nas urnas é celebração pela liberdade. "O que ocorreu hoje nas urnas não foi a vitória de um partido, mas a celebração de um país pela liberdade."

Neste segundo discurso, escrito para emissoras de televisão, Bolsonaro disse também que pretende libertar o Brasil de relações com viés ideológico e que focará em relações que tragam valor à economia.

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro faz discurso para pool de televisão após anunciada suas vitórias nas eleições 2018
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) faz discurso para pool de televisão após anunciada suas vitórias nas eleições 2018 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

"Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas. Buscaremos relações bilaterais com países que possam agregar valor econômico e tecnológico aos produtos brasileiros."

O capitão reformado do Exército também enviou uma mensagem aos jovens, afirmando que governará para as futuras gerações. 

"Aos jovens uma palavra do fundo do meu coração. Vocês têm vivido um período de incerteza e estagnação econômica. Vocês foram e estão sendo testados a provar sua capacidade de resistir. Prometo que isso vai mudar. Esta é a nossa missão. Governaremos com os olhos nas futuras gerações e não na próxima eleição."

Leia discurso na íntegra.


Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Nunca estive sozinho. Sempre senti a presença de Deus e a força do povo brasileiro.

Orações de homens, mulheres, crianças, famílias inteiras que, diante da ameaça de seguirmos por um caminho que não é o que os brasileiros desejam e merecem, colocaram o Brasil, nosso amado Brasil, acima de tudo.

Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade1. Isso é uma promessa, não de um partido. Não é a palavra vã de um homem. É um juramento a Deus.


1 - Bolsonaro promete defender a Constituição. Na sua campanha, seu vice, o general Hamilton Mourão, falou em nomear uma comissão de notáveis para reformá-la


A verdade vai libertar este grande país, e a liberdade vai nos transformar em uma grande nação.

A verdade foi o farol que nos guiou até aqui e que vai seguir iluminando o nosso caminho.

O que ocorreu hoje nas urnas não foi a vitória de um partido, mas a celebração de um país pela liberdade.

O compromisso que assumimos com os brasileiros foi de fazer um governo decente2, comprometido exclusivamente com o país e com o nosso povo. E eu garanto que assim será.


2 - Única referência à corrupção, um dos temas dominantes dos discursos de Bolsonaro na campanha 


Nosso governo será formado por pessoas que tenham o mesmo propósito de cada um que me ouve neste momento: o propósito de transformar o nosso Brasil em uma grande, livre e próspera nação.

Podem ter certeza de que nós trabalharemos dia e noite para isso.

Liberdade é um princípio fundamental. Liberdade de ir e vir, andar nas ruas, em todos os lugares deste país. Liberdade de empreender. Liberdade política e religiosa. Liberdade de informar e ter opinião3. Liberdade de fazer escolhas e ser respeitado por elas.


3- Há uma semana, Bolsonaro atacou a Folha em mensagem a seguidores e ameaçou cortar verbas publicitárias do jornal: "Imprensa livre, parabéns; imprensa vendida, meus pêsames"


Este é um país de todos nós, brasileiros natos ou de coração. Um Brasil de diversas opiniões, cores e orientações.

Como defensor da liberdade, vou guiar um governo que defenda e proteja os direitos do cidadão que cumpre seus deveres e respeita as leis. Elas são para todos. Porque assim será o nosso governo, constitucional e democrático4.


4 - O discurso contrasta com o tom de uma semana atrás, quando Bolsonaro disse: "Vocês, petralhada, verão uma polícia civil e militar, com retaguarda jurídica para fazer a lei valer no lombo de vocês"


Acredito na capacidade do povo brasileiro, que trabalha de forma honesta, de que podemos juntos governo e sociedade construir um futuro melhor.

Esse futuro, de que falo e acredito, passa por um governo que crie as condições para que todos cresçam. Isso significa que o governo federal dará um passo atrás, reduzindo a sua estrutura e a burocracia, cortando desperdícios e privilégios, para que as pessoas possam dar muitos passos à frente5.


5 - Bolsonaro promete cortar ministérios e mordomias para economizar


Nosso governo vai quebrar paradigmas. Vamos confiar nas pessoas. Vamos desburocratizar, simplificar e permitir que o cidadão, o empreendedor, tenha mais liberdade para criar e construir o seu futuro.
Vamos desamarrar o Brasil6.


6 - Resumo do ideário de seu guru econômico, Paulo Guedes, que aponta o Estado como entrave para o desenvolvimento


Outro paradigma que vamos quebrar. O governo respeitará, de verdade, a Federação. As pessoas vivem nos municípios. Portanto, os recursos federais irão diretamente do governo central para os estados e municípios. Colocaremos de pé a Federação brasileira. Nesse sentido é que repetimos que precisamos de mais Brasil e menos Brasília.

Muito do que estamos fundando no presente trará conquistas no futuro. As sementes serão lançadas e regadas para que a prosperidade seja o desígnio dos brasileiros do presente e do futuro. Esse não será um governo de resposta apenas às necessidades imediatas.

As reformas a que nos propomos serão para criar um novo futuro para os brasileiros. E quando digo isso, falo com uma mão voltada para o seringueiro no coração da selva amazônica e a outra para o empreendedor suando para criar e desenvolver sua empresa. Porque não existem brasileiros do Sul ou do Norte. Somos todos um só país, somos todos uma só nação7. Uma nação democrática.


7 - O presidente teve menos votos do que o PT no Nordeste, mas ganhou em outras regiões


O estado democrático de direito tem como um dos seus pilares o direito de propriedade. Reafirmamos aqui o respeito e a defesa desse princípio constitucional e fundador das principais nações democráticas do mundo.

Emprego, renda e equilíbrio fiscal: é o nosso compromisso para ficarmos mais próximos de oportunidades e trabalho para todos.

Quebraremos o círculo vicioso do crescimento da dívida, substituindo-o pelo círculo virtuoso de menores déficits, dívida decrescente e juros mais baixos8.


8 - A estratégia de Bolsonaro para superação da crise aponta o equilíbrio das contas do governo como essencial para a volta do crescimento


Isso estimulará os investimentos, o crescimento e a consequente geração de empregos. O déficit público primário precisa ser eliminado o mais rápido possível e convertido em superávit9.


9 - Em seu programa de governo, Bolsonaro promete acabar com o déficit em um ano 


Este é o nosso propósito.

Aos jovens uma palavra do fundo do meu coração. Vocês têm vivido um período de incerteza e estagnação econômica. Vocês foram e estão sendo testados a provar sua capacidade de resistir. Prometo que isso vai mudar. Esta é a nossa missão. Governaremos com os olhos nas futuras gerações e não na próxima eleição.

Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais com viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas10.


10 -  Bolsonaro se distancia de vizinhos com os quais os governos petistas se alinharam, como a Venezuela, e acena para os EUA como aliado preferencial 


Buscaremos relações bilaterais com países que possam agregar valor econômico e tecnológico aos produtos brasileiros11.


11 - Num agrado à indústria, que teme competição estrangeira, Bolsonaro define o critério para futuros acordos comerciais


Recuperaremos o respeito internacional pelo nosso amado Brasil.

Durante a nossa caminhada de quatro anos pelo Brasil, uma frase se repetiu muitas vezes: 'Bolsonaro, você é a nossa esperança'.

Cada abraço, cada aperto de mão, cada palavra ou manifestação de estímulo que recebemos nesta caminhada fortaleceram o nosso propósito de colocar o Brasil no lugar que merece.

Nesse projeto que construímos, cabem todos aqueles que têm o mesmo objetivo que o nosso.

Mesmo no momento mais difícil desta caminhada, quando, por obra de Deus e da equipe médica de Juiz de Fora, e do Albert Einstein, ganhei uma nova certidão de nascimento, não perdemos a convicção de que juntos poderíamos chegar a esta vitória.

É com essa mesma convicção que afirmo. Ofereceremos a vocês um governo decente, que trabalhará, verdadeiramente, para todos os brasileiros.

Somos um grande país, e agora vamos juntos transformar esse país em uma grande nação. Uma nação livre, democrática e próspera!

Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!
Muito obrigado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.