Descrição de chapéu Eleições 2018

Só 4 das 50 imagens mais replicadas na eleição no WhatsApp são verdadeiras

Grupo analisou mensagens trocadas no aplicativo e cobra ações da empresa

São Paulo

Um estudo em conjunto da USP, UFMG e da Agência Lupa analisou o grau de veracidade de 50 imagens que mais circularam em grupos de WhatsApp entre os dias 16 de agosto e 7 de outubro de 2018, período de campanha do primeiro turno das eleições. Segundo o levantamento, apenas quatro imagens eram verdadeiras.

O estudo usou como base um levantamento feito com 347 grupos públicos de discussão política no WhatsApp, monitorados pelo projeto Eleições sem Fake, mantido pela UFMG. Nesses grupos públicos, 18.088 usuários postaram 846.905 mensagens. Dentre elas, 107.256 eram imagens; 71.931 eram vídeos; 13.890, áudios; 562.866, mensagens de texto e 90.962, links externos”.

Imagem com Dilma Rousseff ao lado de Fidel Castro na Revolução Cubana é uma montagem replicada em grupos de WhatsApp - Reprodução

Foram destacadas as 50 imagens mais compartilhadas, que passaram por checagem da Agência Lupa. Dessas, apenas quatro eram comprovadamente verdadeiras, segundo o estudo. 

O trio que coordenou o levantamento —Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, Fabrício Benevenuto, cientista da computação e professor da UFMG, e Pablo Ortellado, professor e colunista da Folha— assinou um artigo no New York Times sobre o impacto das fake news compartilhadas pelo WhatsApp nas eleições presidenciais. 

Com base no estudo, eles cobram uma ação do WhatsApp para uma ação contra a proliferação de fake news —notícias falsas, manipuladas e divulgadas na rede. 

“Infelizmente, no primeiro turno o aplicativo foi usado para espalhar quantidade alarmante de desinformação, rumores e notícias falsas”, diz o texto. O artigo cita a pesquisa Datafolha que aponta que 44% dos eleitores dizem se informar pelo aplicativo de troca de mensagens.

Imagem de FHC e Lula juntos é verdadeira, mas o texto que a acompanha, que diz que eles se encontravam para assaltar bancos, é mentira.
Imagem de FHC e Lula juntos é verdadeira, mas foi compartilhada com texto em que diz que eles encontravam para assaltar bancos, o que é mentira - Reprodução

O grupo que coordenou o estudo sugere três ações específicas que poderiam ser tomadas pela empresa: restringir o número de vezes que uma única mensagem pode ser replicada, restringir o número de destinatários para quem uma mensagem pode ser enviada e aumentar o limite do número de usuários em cada grupo— hoje são 256.

Procurado pela Folha, o WhatsApp não se pronunciou até a publicação dessa reportagem. 

Em artigo publicado na Folha, o vice-presidente do WhatsApp,Chris Daniels, afirmou que a empresa está tomando providências contra o uso do aplicativo para disseminação de fake news.

O texto não cita nem tem relação com o estudo crítico ao WhatsApp divulgado nesta quarta. Entre as ações que a empresa diz estar tomando, cita a remoção “de milhares de contas por spam” e que incentivou a “iniciativas de checagem de fatos no Brasil”.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.