Folha é eleita Mídia do Ano por sua luta pela liberdade de expressão

'Ameaçada, não se curvou', justifica a Aberje, associação de comunicação empresarial responsável pela premiação

São Paulo

A Folha foi escolhida como Mídia do Ano de 2018, na categoria jornal, pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

A entidade, que é presidida por Paulo Nassar, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, diz que a escolha do veículo se deve à sua “luta em defesa da liberdade de imprensa e de expressão”.
“Mesmo quando ameaçada por políticos influentes, não se curvou e seguiu firme na missão de informar seus fiéis leitores”, afirma a Aberje, na justificativa da premiação.

Acrescenta que, “alvo de duros ataques durante a campanha, a Folha manteve ao longo de 2018 o compromisso de fazer uma cobertura independente e plural, investindo em processos e protocolos que servem de base para um bom jornalismo, como seu tradicional ‘Manual da Redação’, hoje uma referência no Brasil”.

Por outro lado, “não hesitou em fazer movimentos ousados, até então inimagináveis para um grande veículo de comunicação, como deixar de publicar notícias em sua página no Facebook”.

Esta é a oitava vez que a Folha vence o prêmio desde 2007. A cerimônia de entrega será na próxima segunda (26), às 19h, na Casa Bisutti (r. Casa do Ator, 577), em São Paulo.

Criada em 1967, a Aberje é, em sua própria definição, uma “associação profissional e acadêmica sem fins lucrativos, que contribui para o desenvolvimento econômico e social por meio da comunicação empresarial, posicionando-se como think tank do segmento”.

Realiza cursos, eventos, um MBA de comunicação e publica a revista trimestral Comunicação Empresarial. Sediada em São Paulo, conta com Volkswagen, Vale, Rhodia, Itaú e Fibria entre suas empresas associadas.

 

Leia íntegra do comunicado da Aberje

Alvo de duros ataques durante a campanha eleitoral, a Folha de São Paulo manteve ao longo do ano de 2018 o compromisso de fazer uma cobertura independente e plural dos fatos, sempre investindo em processos e protocolos que servem de base para um bom jornalismo, como o seu tradicional Manual da Redação —hoje uma referência no Brasil. Também não hesitou em fazer movimentos ousados, até então inimagináveis para um grande veículo de comunicação, como deixar de publicar notícias em sua página no Facebook. Mesmo quando ameaçada por políticos influentes, não se curvou e seguiu firme na sua missão de informar os seus fiéis leitores. Pela luta em defesa da liberdade de imprensa e de expressão, a Folha de São Paulo recebe o Prêmio Aberje de Mídia do ano na categoria Jornal.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.