Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Chegada de Bolsonaro ao Recife tem helicóptero e drible em protesto

Presidente faz sua primeira viagem ao Nordeste desde que tomou posse do cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife e Petrolina

Em sua primeira visita ao Nordeste como presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) usou um helicóptero para se deslocar no Recife (PE), nesta sexta-feira (24), evitando passar por protestos e ter contato com a população local.

O presidente chegou à capital pernambucana por volta de 9h da manhã, pousando em uma base aérea, próxima ao aeroporto internacional da cidade. 

Em seguida, pegou um helicóptero para um deslocamento de cerca de 15 km, até o Instituto Ricardo Brennand, complexo cultural da cidade, onde ocorre a reunião do conselho deliberativo da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). 

 
Jair Bolsonaro, durante visita ao Castelo São João, onde esta localizada a coleção de Armas Brancas do Instituto Ricardo Brennand - Marcos Corrêa/PR

Pela internet, manifestantes marcaram de se reunir próximo ao local, com previsão de carro de som, leitura de carta aberta e até a queima de um caixão. A programação do Palácio do Planalto, no entanto, evitaria que Bolsonaro passasse perto de qualquer protesto.

De acordo com a agenda, o presidente tem 15 acompanhantes em sua comitiva, entre ministros, parlamentares e outros representantes do governo.

​O Nordeste é a região na qual Bolsonaro tem a sua pior avaliação. Segundo pesquisa Datafolha divulgada em abril, 39% dos nordestinos consideram o seu governo ruim ou péssimo ante 30% da média nacional. 

O político também foi derrotado nos nove estados da região na eleição do ano passado, ficando atrás do então candidato Fernando Haddad (PT).

A reunião da Sudene vai marcar o encontro do presidente com governadores dos estados nordestinos (quase todos de oposição), de Minas Gerais e do Espírito Santo, em agenda que ele vai anunciar um acréscimo de R$ 2,1 bilhões para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, voltado para obras de infraestrutura.

Após o compromisso no Recife, o presidente vai a Petrolina (PE), de avião, e descerá no aeroporto Senador Nilo Coelho. Lá, Bolsonaro vai entregar imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida e assinar ordem de serviços para construção de duplicação da BR-428.

Pela programação, o deslocamento no interior pernambucano deve ser feito com carros oficiais.

Segundo o Palácio do Planalto, viajam com o presidente: os ministros Osmar Terra (Cidadania), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Santos Cruz (Secretaria de Governo), Floriano Peixoto (Secretaria-Geral) e general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), os deputados André Ferreira (PSC-PE), Dayane Pimentel (PSL-BA), General Girão (PSL-RN), Heitor Freire (PSL-CE), Júlio César (PSD-PI), Luciano Bivar (PSL-PE), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães,  o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, e o presidente da Embratur, Gilson Machado Guimarães Neto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.