Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro compara Carlos a Winston Churchill por fala sobre democracia

Deputado disse que declaração do irmão alvo de críticas não teve 'nada de mais'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) saiu em defesa de seu irmão, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), e disse que a declaração dele sobre a democracia não tem "nada de mais". 

"O que o Carlos Bolsonaro falou não tem nada de mais, ele falou que as coisas na democracia demoram porque tem debate, só isso", afirmou o deputado, durante sessão da Casa nesta terça-feira (10). 

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que defendeu o irmão Carlos sobre declarações polêmicas a respeito da democracia
O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que defendeu o irmão Carlos sobre declarações polêmicas a respeito da democracia - Pedro Ladeira - 4.set.2019/Folhapress

"A gente debate, a gente fala, por nós teria outra velocidade. Mas o tempo do Congresso não é o tempo da sociedade, ponto", afirmou Eduardo. 

Ele comparou o irmão ao ex-premiê britânico Winston Churchill (1874-1965), autor de palavras que tratam da imperfeição da democracia, mesmo que sem defender ditaduras ("A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que foram experimentadas").

"'A democracia é a pior forma de governo'. Sabe quem falou essa frase? Winston Churchill. Se ele fosse deputado, filho do presidente, os opositores parariam por aí e não seguiram a leitura da mensagem, que termina 'com exceção de todas as demais'", disse Eduardo, arrancando protestos da oposição.

Nesta segunda (9), o vereador Carlos Bolsonaro afirmou nas redes sociais: "Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos... e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!" 

Eduardo atacou a oposição. "São incapazes de repudiar a narcoditadura de Maduro, e vem querer posar aqui de diamantes da democracia", disse. 

A fala de Carlos, porém, não foi criticada apenas por parlamentares da oposição. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a declaração não cabe em um país democrático

Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a fala merece desprezo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.