Sociólogo lança livro dedicado a Ogum, o orixá guerreiro

Autor de obras de referência sobre sociologia das religiões, Reginaldo Prandi analisa os mitos envolvendo o deus do ferro dos iorubás

São Paulo

Autor de uma vasta obra de referência sobre sociologia das religiões, em especial as de origem africana, o sociólogo Reginaldo Prandi lança nesta terça-feira (3) em São Paulo o livro “Ogum”, no qual analisa os mitos envolvendo o orixá guerreiro.

“Ogum é visto, por um lado, como um orixá guerreiro, sanguinário, cruel, instável, dominador e impaciente. Por outro, é aquele que abre os caminhos, mostra novas oportunidades, propicia a força necessária nas disputas e dificuldades do dia a dia”, escreve Prandi no livro.

“É aquele que nos dá os instrumentos materiais necessários à̀ nossa sobrevivência, que garante a nossa segurança e vence por nós as nossas guerras. Ogum é também protagonista de mitos que falam de amores e paixões carnais —e chega ao ponto de ir à guerra por amor”, afirma o sociólogo.

O escritor e sociólogo Reginaldo Prandi em sua casa, em São Paulo
O escritor e sociólogo Reginaldo Prandi em sua casa, em São Paulo - Zanone Fraissat - 1º.jun.18/Folhapress

O novo livro integra a coleção Orixás, da editora Pallas, que chega a 11 títulos com o lançamento de “Ogum” e de “Iemanjá”, do sociólogo Armando Vallado. Já foram retratados Exu, Iansã, Iroco, Logunedé, Nanã, Oxum, Obá, Euá e Xangô.

Prandi lembra que o tráfico de escravos da África para as Américas teve como consequência um certo “contrabando cultural”, sendo Ogum, deus do ferro para os iorubás, “um desses tijolos que alicerçaram a construção do Brasil moderno”.

O universo dos orixás é terreno conhecido de Prandi. Em obras anteriores, o professor aposentado de sociologia na USP tratou de apresentá-lo para leitores jovens e adultos.

Reuniu 301 relatos mitológicos sobre a religião no best-seller “Mitologia dos Orixás”, publicado em 2000 pela Companhia das Letras, e venceu o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2003 por “Ifá, o Adivinho” (Companhia das Letrinhas).

Ogum: Caçador, Agricultor, Ferreiro, Trabalhador e Rei

  • Quando Nesta terça (3), às 19h
  • Onde Livraria da Travessa, r. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo. Grátis
  • Preço R$ 33 (176 págs.)
  • Autor Reginaldo Prandi
  • Editora Pallas
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.