CNBB e entidades de cientistas, advogados e imprensa pedem respeito a isolamento

Nota assinada por entidades diz que campanha de Bolsonaro é grave ameaça à saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidades que representam a Igreja Católica, a comunidade científica, a imprensa e os advogados divulgaram nota nesta sexta-feira (27) pedindo que a população fique em casa em meio à crise do coronavírus.

Elas afirmam que a campanha do presidente Jair Bolsonaro, contrária ao confinamento diante da pandemia, é uma grave ameaça à saúde.

A nota é assinada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do
Brasil (CNBB); Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); José Carlos Dias, presidente da Comissão Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns); Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Paulo Jeronimo de Sousa, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Os representantes se reuniram de forma virtual para discutir a pandemia de coronavírus e alertam a população para manter o isolamento "respeitando as recomendações da ciência, dos profissionais de saúde e da experiência internacional".

A nota critica a campanha lançada pelo governo Bolsonaro pela reabertura das atividades econômicas.

"A campanha de desinformação desenvolvida pelo presidente da República, conclamando a população a ir para a rua, é uma grave ameaça à saúde de todos os brasileiros. A hora é de enfrentamento desta pandemia com lucidez, responsabilidade e solidariedade. Não deixemos que nos roubem a esperança", afirma o texto.

A nota esclarece ainda que as estratégias de isolamento social são fundamentais para conter o crescimento acelerado de contágios por coronavírus.

O isolamento, afirmam as entidades, visa a "organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, que, apesar de grave, pode ser bem enfrentada por um sistema de saúde organizado e bem dimensionado".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.