Veículos estrangeiros retratam postura de Bolsonaro em charges

Desdém do presidente com coronavírus foi registrado por ilustradores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao desdenhar da gravidade do coronavírus, que chegou a chamar de “gripezinha”, o presidente Jair Bolsonaro chamou a atenção da imprensa internacional. Editorial do jornal Washington Post o elegeu o pior líder durante a pandemia. O inglês The Guardian disse que o presidente era um perigo para os brasileiros. O Financial Times, também inglês, o chamou de “crise ambulante”.

Ilustração da revista The Economist em 9 de abril
Ilustração da revista The Economist em 9 de abril - Lo Cole

Além das reportagens, editoriais e colunas de opinião, Bolsonaro também figurou em charges e ilustrações de grandes veículos estrangeiros. A tradicional revista inglesa The Economist publicou no começo de abril charge do presidente com a cabeça afundada na bandeira do Brasil. Em outra ilustração, o retratou caminhando entre os vírus, com os dizeres “Brasileiros, saiam de casa, uma chuvinha não vai machucar”.

Cartoon na Economist de dia 4 de abril
Cartum publicado na revista The Economist - Kevin Kal Kallaugher

Antes disso, em 27 de março, o jornal regional alemão Stuttgarter Zeitung estampou na primeira página charge de Luff que mostra figuras representando a morte e o coronavírus aplaudindo o discurso de Bolsonaro: “Tudo isso é histeria e conspiração”. O desenho fazia alusão ao pronunciamento em rede nacional do dia 24 de março, em que Bolsonaro criticou governadores pelas medidas de isolamento e disse que por seu “histórico de atleta” se pegasse a Covid-19 seria como “um resfriadinho”.

Charge do jornal alemão Stuttgarter Zeitung em 27 de março de 2020
Charge do jornal alemão Stuttgarter Zeitung, publicada em 27 de março de 2020 - Luff

Na vizinhança, o La Nación, um dos maiores jornais da Argentina, publicou ilustração de Alfredo Sabat que mostra a chanceler alemã Angela Merker com vestimenta de proteção, enquanto Donald Trump e Bolsonaro são retratados como partículas do coronavírus. A charge acompanhou a coluna de Fernán Saguier, um dos diretores do jornal.

Charge de Alfredo Sabat no La Nación, em 29 de abril
Charge de Alfredo Sabat no La Nación de 29 de abril de 2020 - Alfredo Sabat
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.